Como escolher o alojamento web (web hosting)?

A escolha de alojamento web ou web hosting pode tornar-se fácil caso a pessoa tenha em conta alguns factores essencias para que o seu site funcione na perfeição e com segurança. Neste artigo iremos demonstrar alguns desses parâmetros essenciais.

Por Miguel Moreira

Após  a decisão de criar o seu site , um dos passos mais importantes é encontrar a empresa de alojamento web onde irá alojar o conteúdo do seu site para para que este, esteja disponível pela internet. 

 

Por impulso, a maioria das pessoas procura serviços gratuitos de alojamento web, porém, essa talvez não seja a melhor opção. Um serviço de web hosting grátis poderá ser uma boa solução, caso apenas queira testar o ambiente e os váris CMS disponíveis na empresa de Web hosting, no entanto, devido às limitações dos servidores de alojamento web gratuitos, não será grande ideia acabar por optar por estes.

 

Caso esteja pronto a começar um site e o queira colocar “live”, então escolha uma empresa ou freelancers que forneçam o serviço de Web Hosting.

 

Existem vários factores para por de parte o serviço de alojamento gratuito como uma alternativa, veja algumas das razões:

 

  • Suporte – Um serviço de alojamento web normalmente não fornece suporte. Caso tenha alguns problemas com o site, e caso tenha um serviço pago, então terá suporte técnico para o seu wevsite;
  • Garantias – Num serviço de alojamento grátis não existem garantias de que o serviço esteja online ou tempos mínimos de Uptime.  Este aspecto é extremamente importante quando se tem uma loja online e o negócio depende que tudo esteja operacional. Um site offline ou com problemas de uptime não irá efectuar vendas;
  • Publicidade – Como nada é de graça, os fornecedores de serviços gratuitos podem usar o seu site para publicidade forçada.
  • Limitações dos Servidores – As plataformas gratuitas normalmente estão em servidores com pouca fiabilidade, quer a nível de software (sem updates), quer a nível de segurança;
  • Domínio Próprio – Poucas das vezes é possível associar o seu domínio próprio à sua conta de alojamento gratuita. Isto poderá ser um problema caso queira fazer Branding da sua empresa.
  • Cópias de Segurança – Normalmente não existem backups automáticos em servidores de alojamento gratuito e muitos deles dificultam o processo de cópia de segurança, mesmo que manual;
  • Conteúdo – Apesar das novas regras do GPRD, existem ainda casos em que fornecedores de serviços de alojamento gratuito apoderaram-se dos conteúdos e bases de dados dos seus utilizadores. Além do mais, pode não existir serviço de backup automático gratuito, ou até mesmo manual.

Poder utilizar um domínio próprio, tanto para sites pessoais como comerciais, é quase obrigatório. A maioria das empresas ou freelancers, oferecem com o Alojamento web ou Web Hosting, o domínio gratuito. Claro que vai depender que tipo de domínio é, e quanto vai custar no final.

 

Resumindo: Deverá avaliar cuidadosamente a empresa ou serviço de freelancing na qual irá confiar o seu site e investir o seu dinheiro. A escolha de alojamento web ou web hosting, deverá ser uma decisão feita com cuidadosa, pelo que poderá optar sempre por contactar as empresas ou freelancers, e expor-lhes todas as suas dúvidas.  

 

Close Menu